Adega em cima da geladeira, pode?

Adega em cima da geladeira, pode?

O sonho de todo apreciador de vinho é ter uma adega em casa, mas para não perder a bebida é necessário seguir algumas dicas simples, mas valiosas na hora de armazenar seus vinhos. Nunca, jamais, deixar as garrafas perto de fogões e microondas estes locais são fontes de calor, e acima da geladeira, onde também é uma zona quente e com trepidação do motor.

A conservação dos vinhos de maneira adequada é fundamental para manter sua qualidade, pois as substancias que o compõem podem se degradar naturalmente com o tempo ou mesmo em condições inadequadas de conservação.

Temperatura: A temperatura de conservação dos vinhos deve ser entre 14ºC e 16ºC. Nessa faixa, o vinho está estabilizado e a passagem de oxigênio pela rolha é correta. Além disso, a evolução do vinho acontece de maneira lenta e gradual. Acima dessa temperatura o vinho evolui mais rápido, porém não com a mesma eficiência, podendo ter aromas e sabores de frutas cozidas.

Umidade: Para que a rolha esteja sempre em boas condições de conservação a umidade da adega deve estar entre 70% e 80%. Abaixo disso a rolha pode ressecar, fazendo com que o oxigênio passe com maior facilidade oxidando o vinho.

Luminosidade: Os vinhos sentem negativamente a exposição prolongada da luz, principalmente a fluorescente. Por conta disso a maioria dos vinhos são comercializados em garrafas escuras. Por isso as adegas devem ter o mínimo de luz possível

Odores: Em condições normais a rolha não permite que o liquido vaze, mas existe uma micro passagem de gás ou oxigênio e se o ar estiver contaminado com odores fortes, estes serão passados para o vinho dentro da garrafa. Sendo assim, devem estar livre de quaisquer odores, tais como, de detergente, sabão, perfumes, alimentos, gases e outros.

Ou seja, o ambiente deve ser calmo e moderadamente arejado.

Cuidado com as Garrafas 

Posição: As garrafas devem estar sempre em posição horizontal ou levemente inclinadas para baixo, para que a rolha esteja sempre irrigada pelo vinho mantendo-se dilatada e ajudando em sua conservação.

Disposição: Vinhos brancos e jovens são guardados em baixo, á uma temperatura inferior. Já vinhos tintos são armazenados em cima. Vinhos generosos e licorosos devem ser guardados em pé.

Comentários

comments

Precisa de móveis planejados?

Preencha nosso formulário com as informações do que deseja em seu projeto. Em até 24h úteis um de nosso projetistas entrarão em contato com você. É grátis!

Compartilhar:

Comentários