Qual a diferença de MDP e MDF?

Qual a diferença de MDP e MDF?

Nossos clientes sempre fazem essa pergunta antes de iniciarmos o projeto, e é muito importante que todos saibam a diferença entre MDP e MDF antes de comprar seu móvel planejado.

MDP vem da abreviação ( Medium Density Particleboard), que significa Partícula de Média Densidade. Na sua fabricação essas partículas são prensadas juntamente com resina sob efeito de calor. Possui  na superfície partículas mais finas e em seu interior partículas mais grossas, onde se percebe o aspecto mais poroso.

MDF vem da abreviação (medium density fiberboard), que significa Fibra de Média Densidade. Na sua fabricação as fibras são compactadas sob uma maior pressão e temperatura, que garante um produto mais homogêneo, maior durabilidade e maleabilidade, que permite facilmente vários tipos de pintura. Sendo assim, um produto superior ao MDP.

O MDP é um material um pouco mais resistente para área molhadas e/ou que recebe vapor, pois, suas partículas estão mais afastadas em comparação ao MDF, permitindo assim uma maior absorção. Porém, se o cliente precisar desmontar um móvel feito com MDP, ele não poderá usar o mesmo furo em que está o parafuso mais de duas vezes, pois, devido às partículas estarem mais soltas elas não voltam a sua forma original. Estando mais propensas a causar espaçamento deste furo.  Lembrando que MDP não é a mesma coisa que o aglomerado.

O MDF é um material mais maciço, com maior durabilidade e com valor um pouco mais alto, devido a sua qualidade superior. É um material que aceita a pintura em Laca e tinta automotiva. Possibilita acabamento curvo e cantos arredondados. Pode ser comparado á madeira em termos de trabalhabilidade.

Comentários

comments

Precisa de móveis planejados?

Preencha nosso formulário com as informações do que deseja em seu projeto. Em até 24h úteis um de nosso projetistas entrarão em contato com você. É grátis!

Compartilhar:

Comentários